Rede Brasileira de Consultores

Nível de internacionalização das empresas brasileiras cresce 7%

A internacionalização de empresas brasileiras cresceu quase 7%, segundo estudo elaborado pela Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios brasileira de desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos. A pesquisa lista as empresas brasileiras mais internacionalizadas e desenha um panorama detalhado do processo em multinacionais e franquias do país.

Os dados, referentes à atuação das empresas em outros países ao longo de 2014, revelam um crescimento do índice médio de internacionalização das multinacionais brasileiras, de 22,9% em 2013 para 24,5% em 2014. O estudo consultou 48 multinacionais brasileiras e 14 empresas que atuam no exterior por meio de franquias. O índice leva em consideração os dados de ativos, receitas e funcionários das multinacionais no exterior em relação ao total.

Para a professora da FDC Lívia Barakat, a busca pela ampliação de mercado é um dos principais motivos que leva uma empresa a ir para o exterior. “Algumas já são líderes no Brasil e querem abrir o horizonte de crescimento fora do mercado doméstico”, explica.

A busca de recursos também determina o processo de internacionalização. “Seja pela procura por mão de obra especializada ou mais barata, por recursos naturais que não existem em abundância no mercado nacional ou por alguma tecnologia que complemente os negócios”, exemplifica Barakat.

No estudo, 58,7% das empresas multinacionais analisadas afirmaram que pretendem em 2015 expandir a sua operação no exterior em países que já atuam, e somente 6,5% delas planejam grandes expansões. No entanto, 32,6% das companhias planejam manter as operações estáveis neste ano e apenas 2,2% têm planos de reduzir as operações internacionais em 2015.

A professora considera que o cenário político-econômico brasileiro afeta essa escolha. “Da mesma forma que as companhias tendem a focar no mercado interno quando a economia anda muito bem, elas buscam resultados melhores no mercado internacional quando o quadro nacional não é bom”, finaliza.

Exibições: 11

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Consultores para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Consultores

Badge

Carregando...

Benchmarks Institucionais - Links de Interesse

Documento sem título

1. IMC USA: http://www.imcusa.org

2. Association of Management Consulting Firms: http://amcf.org

3. Management Consultancies Association: http://www.mca.org.uk/about-us

4. PATCA: http://www.patca.org/index.cfm

5. Certified Management Consultant Canada: http://www.cmc-canada.ca

6. International Association of Professional Business Consultants : http://www.iapo.net/consultants.html

© 2020   Criado por Grupo ECC.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço