Rede Brasileira de Consultores

Gestão de pessoas e a contribuição da consultoria

A globalização trouxe para a atualidade diversos benefícios relacionados à internacionalização de produtos e serviços e a ampliação do conhecimento, porém a automatização e o término das fronteiras incentivaram alguns aspectos relacionados à gestão de pessoas que impactaram de forma turbulenta a gestão das empresas.
Neste novo contexto mais complexo e com a tecnologia mais acelerada, surge a necessidade de um novo perfil profissional nas organizações.

Esta nova necessidade consiste em profissionais que além de ter conhecimento técnico aprofundado e atualizado, também precisa ter um alto nível de percepção que o possibilite a discernir as tendências do mercado, as necessidades da equipe e dos clientes. Faz-se necessário também nesse novo perfil profissional a criatividade para gerar alternativas para solucionar as dificuldades e barreiras que têm sido geradas devido à competitividade.

Considerando-se também outras conseqüências de todo este processo, podemos citar a instabilidade que gera insegurança nos profissionais, interferência nos processos de produção e alterações na qualidade de vida dos trabalhadores que são fatores comprometedores da competitividade das empresas e por isso devem ser monitorados cuidadosamente.

Entende-se então que os colaboradores são a base para se controlar fatores decisivos da competitividade como satisfação dos clientes, saúde financeira da organização e avanço no mercado. Neste contexto é possível entender a necessidade e importância da consultoria na gestão de pessoas.

A consultoria em gestão de pessoas hoje é uma ferramenta, ou um recurso que facilita a adaptação às mudanças constantes que são reflexo de todas essas alterações que têm surgido frequentemente na atualidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho das equipes e funcionários.

O papel do consultor neste contexto é identificar os tipos de mudanças necessárias para diminuir os riscos e maximizar os possíveis resultados das empresas mesmo em meio às modificações do mercado e como elas devem ser implementadas.
Para que estes objetivos sejam alcançados, alguns aspectos precisam ser muito bem observados como: planejamento do processo de mudanças, a cultura e o clima organizacional, a conscientização do nível estratégico e tático da empresa, um grande conhecimento do negócio e dos objetivos estabelecidos.

A imparcialidade do consultor externo também é um fator relevante para o sucesso do trabalho da consultoria. Conhecimento amplo e genérico sobre fatores internos organizacionais como clima, cultura, filosofia, etc. e de fatores externos como variáveis ambientais, econômicas, mercado, etc., conhecimento técnico e especializado em sua área de atuação, empatia, eficácia no processo de comunicação, a responsabilidade e a criatividade são imprescindíveis para a atuação adequada do consultor.

Diante de tudo que foi dito, podemos afirmar que a consultoria pode contribuir significativamente para a melhoria dos resultados da gestão de pessoas organizacional, desde que seja realizada de forma segura e estratégica, o que facilita e impulsiona o alcance dos resultados positivos nas organizações através do maior ativo das mesmas, as pessoas.

Exibições: 8

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Consultores para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Consultores

Badge

Carregando...

Benchmarks Institucionais - Links de Interesse

Documento sem título

1. IMC USA: http://www.imcusa.org

2. Association of Management Consulting Firms: http://amcf.org

3. Management Consultancies Association: http://www.mca.org.uk/about-us

4. PATCA: http://www.patca.org/index.cfm

5. Certified Management Consultant Canada: http://www.cmc-canada.ca

6. International Association of Professional Business Consultants : http://www.iapo.net/consultants.html

© 2021   Criado por Grupo ECC.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço