Rede Brasileira de Consultores

Empresas brasileiras oferecem contraproposta no momento da demissão

Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half revela: 74% das empresas brasileiras oferecem aumentos ou promoções no momento em que seus funcionários pedem demissão. Além disso, segundo o levantamento, no Brasil os profissionais são mais inclinados a recusar ofertas de trabalho. Globalmente, a prática da contraproposta é realizada por 71% das empresas.

A pesquisa foi feita com base nas opiniões de 1.000 diretores de recursos humanos de oito países. De acordo com eles, além da contraproposta, alguns dos motivos que fazem um profissional recusar uma oferta de trabalho são uma proposta de outra empresa, oferta abaixo da remuneração/benefícios, pouca aderência à cultura da organização, responsabilidades do trabalho inadequadas à expectativa do candidato e longa distância.

O levantamento da Robert Half também traz algumas das principais armadilhas da contraproposta. Confira quais são elas:

- O fato de um profissional ter considerado uma oferta em outro local pode gerar algumas dúvidas em relação ao nível de comprometimento dele com a empresa. Se for preciso escolher alguém para mandar para treinamentos ou convenções, o profissional pode ser deixado de lado. Ou, se a empresa passar por um momento de dificuldades, o nome do funcionário em questão pode ser cogitado no caso de eventuais demissões.

- Funcionários que aceitam contrapropostas costumam sair da empresa depois de cerca de um ano. Isso porque apesar do aumento ou da promoção, os problemas do dia a dia podem persistir.

- Nem sempre as contrapropostas pegam bem para a imagem do profissional: a prática pode ser vista pelo chefe atual como uma jogada para ganhar um aumento no salário ou mudar de cargo.

- É comum que a empresa faça promessas no momento da contraproposta, mas é possível que elas não se cumpram e que isso seja frustrante para o profissional.

Exibições: 5

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Brasileira de Consultores para adicionar comentários!

Entrar em Rede Brasileira de Consultores

Badge

Carregando...

Benchmarks Institucionais - Links de Interesse

Documento sem título

1. IMC USA: http://www.imcusa.org

2. Association of Management Consulting Firms: http://amcf.org

3. Management Consultancies Association: http://www.mca.org.uk/about-us

4. PATCA: http://www.patca.org/index.cfm

5. Certified Management Consultant Canada: http://www.cmc-canada.ca

6. International Association of Professional Business Consultants : http://www.iapo.net/consultants.html

© 2020   Criado por Grupo ECC.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço