Rede Brasileira de Consultores

maio 2011 Posts no Blog (22)

A Melhor Estratégia para uma Empresa É Fruto da Alquimia das Melhores Abordagens Estratégicas

Podemos dizer que uma empresa sem uma estratégia bem definida, bem comunicada e bem implementada é como um barco à deriva, contando com a sorte e o improviso para lidar com as situações que virão do acaso. Segundo NassimTaleb em seu livro “Iludidos pelo Acaso”, “os deuses percebem coisas do futuro, as pessoas comuns do presente e os sábios percebem as coisas prestes a acontecer…”.

Captar a realidade, identificar tendências, avaliar os caminhos possíveis e construir um referencial…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 27 maio 2011 às 14:45 — Sem comentários

Uma Luz sobre a Estratégia Digital das Empresas

Estratégia Digital parece, em primeira análise, um assunto relativamente simples. Em geral, Digital é Internet, é E-Commerce, é Propaganda Online e é TI. Mas será que a Estratégia Digital realmente se limita a estas palavras e conceitos? O que é o Digital, senão uma miríade de oportunidades e aplicações potenciais. Então como estruturar uma estratégia efetiva para algo tão amplo e tão amálgama?

Resolvemos explorar esta questão justamente por entender que uma Estratégia Digital é tema…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 27 maio 2011 às 14:43 — Sem comentários

Escolas e Modelos de Pensamento Estratégico e de Gestão

As empresas, como qualquer agrupamento humano, justificam a união dos indivíduos que a compõem, pelo interesse comum partilhado. Porém, mais do que consensar em relação aos fins, uma empresa só justifica sua existência, se o caminho definido para atingir os objetivos comuns for claro para seus integrantes e se estiver formalizado em sua estratégia corporativa.

Em momentos de crise, quando os caminhos se tornam nebulosos e tortos, a reflexão sobre os erros e acertos do passado é…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 27 maio 2011 às 14:30 — Sem comentários

O IAM (Intangible Assets Management) da DOM Strategy Partners e o Modelo das 5 Forças de Michael Porter

O modelo das 5 Forças de Michael Porter tem sido uma das principais metodologias para a compreensão das forças estratégicas que exercem influência sobre a competitividade de uma empresa.



Ao mesmo tempo, sabemos que os ativos intangíveis podem representar, dependendo do setor de atuação de uma companhia, entre 25% e 90% de seu valor de mercado, segundo nossos estudos anuais.



Haveria uma relação entre os dois? Ou ainda melhor, como a excelente gestão dos ativos intangíveis… Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 27 maio 2011 às 14:30 — Sem comentários

E-book Comportamentos

Quero compartilhar meu e-book "Comportamentos". É gratis!
http://madalenacarvalho.wordpress.com/

Adicionado por Madalena Carvalho em 24 maio 2011 às 21:17 — Sem comentários

Sustentabilidade

Sustentabilidade também pode ser digital e tem 2 faces: a abordagem sustentável de TI e ações sustentáveis na Web. http://ow.ly/524ss

Adicionado por Grupo ECC em 24 maio 2011 às 17:54 — Sem comentários

Inovação e Conhecimento: Quando a Divisão Resulta em Soma

O contexto atual se caracteriza por mudanças aceleradas nos mercados, nas tecnologias e nas formas e modelos organizacionais. A capacidade de gerar e absorver inovações vem sendo considerada, mais do que nunca, crucial para que as empresas se tornem competitivas.

O ritmo acelerado das mudanças, nos mais diversos mercados – em grande parte…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 20 maio 2011 às 15:50 — Sem comentários

Redes Sem Escala para Organizações 2.0

O interesse no estudo de redes complexas permeia todo o século XX. Oriundo das ciências exatas, foram notadamente os matemáticos e físicos que trouxeram as maiores contribuições para o estudo das redes, que depois foram absorvidas pela sociologia, na perspectiva da análise estrutural das redes sociais.

Alber Albert-László Barabási é…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 20 maio 2011 às 15:49 — Sem comentários

Novos Livros e Conceitos sobre Web Valem a Pena Ser Explorados.

O volume de lançamentos de livros sobre Web parece crescer a cada ano e, às vezes, é difícil separar o joio do trigo. Dessa forma, selecionamos 3 livros que foram lançados nos últimos 18 meses e que chamaram nossa atenção.

REWORK…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 20 maio 2011 às 15:30 — Sem comentários

As Diferentes Faces da Sustentabilidade Digital

O tema da Sustentabilidade não é desses que se pode levar de maneira leve ou inconseqüente. Como vimos em artigos anteriores, ela demanda transparência, ética e legitimidade. Não poderia ser diferente em canais digitais. Aliás, pode ser mais instantânea e evidente.

A Sustentabilidade Digital tem duas faces que analisaremos aqui: a abordagem sustentável de TI e ações sustentáveis na Web.

A primeira constrói a infra-estrutura de TI de maneira mais racional, visando resplandecer o…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 20 maio 2011 às 15:30 — Sem comentários

Sustentabilidade

Sustentabilidade Pode Fazer Bem ou Mal para o Valor Reputacional e de Mercado das Empresas. Só faça promessas que possam ser cumpridas. http://ow.ly/4WQpR

 

Fonte: HSM.com.br Mosaico de Tendências

Adicionado por Grupo ECC em 17 maio 2011 às 19:34 — Sem comentários

The EXCELLENCE 25: Master the Basics



[This photo and the one at the end of this post were both taken by Tom at his farm in VT. Signs of spring are literally cherished after a long winter in northern climes.--SD]



Tripped over this list—and, frankly, liked it. (After a few edits.) Here it is—FYI. (Download the PowerPoint version here.)…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 17 maio 2011 às 15:50 — Sem comentários

FYI...

Great quotes I found while looking for a quote I never found:

"To lead people, walk beside them ... As for the best leaders, the people do not notice their existence. The next best, the people honor and praise. The next, the people fear; and the next, the people hate ... When the best leader's work is done the people say, 'We did it ourselves!'" —Lao-Tsu

"A leader is best when people barely know he exists, not so good when people obey and acclaim him, worst when they despise…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 17 maio 2011 às 15:48 — Sem comentários

The $20,000 phone call

When a homeowner decides to put his house on sale and calls a broker...

When he calls the moving company...

When a family arrives in town and calls someone recommended as the family doctor...

When a wealthy couple calls their favorite fancy restaurant looking for a reservation...

Go down the list. Stockbrokers, even hairdressers. And not just people who recently moved. When a new referral shows up, all that work and expense, and then the…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 17 maio 2011 às 15:47 — Sem comentários

Investimentos no Brasil impulsionam procura por consultores fiscais

São Paulo - Dos bastidores no caixa positivo das empresas vem um profissional que tem assumido posição de destaque crescente nos últimos anos: o consultor fiscal. No emaranhado da legislação tributária no Brasil, é ele o responsável por encontrar o caminho que trará as menores despesas e a oportunidade de ganho ou crédito no pagamento de impostos. 

“A procura por profissionais do setor aumentou 65% desde 2009, com a ampliação do investimento de multinacionais no país que precisam…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 16 maio 2011 às 23:28 — Sem comentários

Sustentabilidade Pode Fazer Bem ou Mal para o Valor Reputacional e de Mercado das Empresas

Sobreviver corporativamente hoje e no futuro passa por entender que qualquer organização empresarial faz parte de um todo, que deve ser sustentável. Para que ela tenha sucesso, seu ambiente, formado pelo conjunto de seus stakeholders diretos e indiretos, deve ter sucesso e deve prosperar.

O conceito de Sustentabilidade Corporativa está embasado no “triple bottom line”, termo cunhado pelo cientista social inglês John Elkington, fundador da SustainAbility, reconhecida empresa…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 13 maio 2011 às 22:42 — Sem comentários

Entendendo os 10 Principais Erros da Adoção da Sustentabilidade nas Empresas

O direcionamento pela busca de resultados de curto prazo às custas do exercício de práticas não sustentáveis acaba por expor a própria sobrevivência da empresa, que mais cedo ou mais tarde colhe as penalizações decorrentes de sua imprudência e falta de visão coletiva.

Os fatores geradores do sucesso de curto prazo são tão importantes quanto o lucro em si. Enquanto o lucro garante a satisfação pontual de acionistas, a adoção de processos corretos, práticas sustentáveis e políticas que…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 13 maio 2011 às 22:37 — Sem comentários

A Dinâmica de Transferência do Valor da Sustentabilidade para os Atributos de Marca das Empresas

Pode ser dada como certa a participação da Sustentabilidade na composição dos atributos percebidos de marca, resplandecendo de maneira positiva na reputação das empresas.

Mas este tema é ainda um modismo dos nossos tempos. Por isso, será que o tema pode ser utilizado como qualquer ação de Marketing, como mais uma ferramenta do mix de Comunicação ou como o mais novo assunto de RP?

  • Porque Sustentabilidade pode contribuir para construção de uma…
Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 13 maio 2011 às 22:29 — Sem comentários

Walk The Talk, Talk The Walk

A crescente monitória e exigência externa por parte de governos, sociedades e pela própria cadeia de valor das empresas (stakeholders em geral) são fatores de impulso desta tendência; porém, tal mudança no mindset e nas práticas das empresas não ocorre por altruísmo ou bondade incondicional, mas sim porque traz resultados econômicos (e financeiros!) para a empresa, para seus clientes e para seu entorno, em um ciclo virtuoso de ganha-ganha.

A compreensão da necessidade de se evoluir da…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 13 maio 2011 às 22:26 — Sem comentários

O Imperativo da Governança para a Mobilidade, a Convergência e a Colaboração

Contexto de Mudanças

A Internet já deixou de ser um ambiente de comunicação unilateral há algum tempo, um ambiente cujas possibilidades de exploração ainda eram incertas e pouco tangíveis em termos de resultados para as empresas.

A evolução e o crescimento dos níveis de inclusão digital da população (consumidores e potenciais consumidores) e demais agentes de relacionamento que compõem as cadeias de valor de empresas, assim como o estabelecimento da Web como o…

Continuar

Adicionado por Grupo ECC em 5 maio 2011 às 17:30 — Sem comentários

Tópicos do blog por tags

Arquivos mensais

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

1999

Badge

Carregando...

Benchmarks Institucionais - Links de Interesse

Documento sem título

1. IMC USA: http://www.imcusa.org

2. Association of Management Consulting Firms: http://amcf.org

3. Management Consultancies Association: http://www.mca.org.uk/about-us

4. PATCA: http://www.patca.org/index.cfm

5. Certified Management Consultant Canada: http://www.cmc-canada.ca

6. International Association of Professional Business Consultants : http://www.iapo.net/consultants.html

© 2020   Criado por Grupo ECC.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço